segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Laço de tecido

ATÉ QUE ENFIM !!!!!
Depois de tantos dias afastada deste cantinho que tanto gosto, consegui voltar. Quem me conhece sabe que minha área de trabalho é com o biscuit( clique AQUI para conhecer melhor), e com a Graça de Deus tenho tido muitas encomenda, causando esse tão grande afastamento.
Mas hoje eu venho aqui trazer pra vocês o meu primeiro P A P , um laço em tecido. Aprendi com uma mulher aqui de Capelinha. Fui á uma loja de tecidos comprar um tecido xadrez para fazer uma "gravata" para um cozinheiro porta pano de prato que fiz. Quando ela me viu escolhendo o tecido ela me mostrou como deveria fazer o laço para ficar mais bonito, mais cheio!
Rapidamente ela me ensinou (ela é expert em embalagens para presentes!), e na hora lembrei de fazer o      P A P.
Vamos lá ?!?!
Para fazer um laço com 15 cm de largura e 7 cm de altura eu usei um tecido de 30 cm (medindo pela auréola do tecido.

A parte mais importante é essa, o corte do tecido. A mulher que me ensinou que todo tecido cortado enviesado (em forma de V ) dá outro aspecto ao corte.
Como na foto á cima, pegue a ponta superior do tecido( a linha vermelha mostra a auréola do tecido) e coloque-a no final do tecido, onde foi cortado, na largura do tecido. Isso dá ao tecido a forma de "V".

Para cortar o tecido deixei cerca de 7 cm de largura. Essa medida é entre a tesoura e a borda superior do tecido, ou seja, onde a trena está em cima. Para cortar você vai seguir o sentido da tesoura, da forma que a tesoura está posicionada é que deve ser cortado.
Depois de cortado o tecido fica assim.


Agora dobre o tecido para o avesso.
Agora costure apenas o meio do tecido (a parte reta), deixe as pontas sem costurar. Se não tiver máquina pode costurar á mão mesmo, só faça mais reforçado.,

Vire do avesso. Se você quiser passar o tecido, use a ponta do ferro para não marcar as laterais, isso impedirá o laço ter aparencia volumosa.

Agora pegue uma das pontas e coloque no meio do tecido. Dobre a outra ponta e coloque por cima da primeira. Você pode ajustar conforme o tamanho que você quer que ele fique.

Vire para o outro lado e faça uma "sanfoninha" no meio do tecido, dobrando um pedacinho pra frente e outro pra trás, até o final. Já pegou a forma...

Esse tecido aí em cima foi uma parte que sobrou ao cortar. Vamos usar ele para amarrar o laço,ok?
Fiz um rolinho. Comecei enrolando da ponta menor. Deve ficar mais fino que isso. Depois amarre no meio do laço com cuidado, para não desmanchar o que já foi feito.
Dê o nó duas vezes, para que ele não fique com as pontas opostas ao que deve ficar.
Corte a arrume da forma que desejar. Passe termolina leitosa nas bordas sem costura das pontas do laço, isso impedirá que ele desfie.

Pronto! Temos um belo laço de tecido.
Se você é como eu, que gosta de fazer tudo, até a embalagem do presente artesanalmente, fica a dica ♥

Olha onde eu usei ele...
Quer ver mais? CLIQUE AQUI.

4 comentários:

  1. Oi, minha querida!
    Excelente seu PAP!
    O laço ficou lindo! Como tudo o que você faz!
    Parabéns pelo blog, está encantador!
    Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha querida, que fofa você é!
    Se Deus quiser teremos muitos P A P's esse ano !
    Obrigada pelo carinho...

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga adorei o pap tambem sou Bu turma rosa estou te seguindo
    depois faca uma visitinha no meu
    http://mimosdasa.blogspot.jp/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, assim que possível estarei te visitando.
" Sua visita me deixa muito Feliz, volte sempre!!! "